terça-feira, 2 de março de 2010

O que considerar na elaboração do Projeto Político-Pedagógico da sua escola

1) Tanto o Projeto Político Pedagógico (PPP) quanto a Proposta Pedagógica (PP) e o Regimento Escolar (RE) são exigências dos Órgãos de Educação para crescimento, fortalecimento e adesão da Escola aos Planos de Investimento (Lei N. 9.394/96 da LDB).

2) É incubência da Escola:
2.1 - Elaborar e executar sua Proposta Pedagógica (PP) e seu Projeto Político Pedagógico (PPP);
2.2 - Informar aos pais e responsáveis a frequência e o rendimento dos alunos, e a PP e PPP da Escola.

3) É incubência dos professores, alunos, funcionários, pais e/ou responsáveis por alunos e comunidade escolar:
3.1 - Participar da elaboração da PP e do PPP;
3.2 - Elaborar e cumprir o Plano de Trabalho da PP e do PPP.

4) Na elaboração do PPP e da PP, não confundir:
4.1 - O PPP compreende dimensões *Específicas e **Gerais;
4.2 - A PP compreende apenas a dimensão pedagógica (que é uma dimensão geral):
OBS.: Desta forma, estão inclusas no campo do PPP as Dimensões Específicas "Comunitária" e "Administrativa", as Dimensões Gerais "Política", "Cultural" e "Econômica" e a própria PP com a Dimensão "Pedagógica", que é uma dimensão específica.

5) Qual a importância do PPP?
O PPP auxiliará a Escola no seu papel socioeducativo pelo que contempla:
5.1 - Qualidade Formal (sistêmica, orgânica, científica e participação);
5.2 - Qualidade Política (ética);
5.3 - Conquista da Autonomia.

6) Que fatores interferem na elaboração do PPP?
6.1 - Compromisso social da comunidade escolar e comunidade social local;
6.2 - Cultura de Planejamento;
6.3 - Condições objetivas de instâncias, espaços e tempo.

7) Quais exigências fazer à organização para a construção do PPP?
7.1 - Vontade política dos que fazem a Escola;
7.2 - Definição das escolhas da:
7.2.1 - Coordenação Geral do PPP;
7.2.2 - Comissão de Sistematização.

8) O que envolve o PPP na sua elaboração?
A elaboração do PPP envolve três dinâmicas:
8.1 - Dinâmica Individual: Cada segmento - pais, alunos, professores, funcionários - responde a perguntas sobre a Escola;
8.2 - Dinâmica de Grupo: Tarefas são distribuídas para a sistematização das ideias individuais para construção do texto preliminar - considerando as ideias de origem (fidelidade);
8.3 - Dinâmica de Plenário: Os textos são lidos para provocar a discussão e o debate visando ajustes em função da clareza do texto.

9) Quais as etapas de elaboração do PPP?
Deve-se observar as seguintes análises e apuração de informações sobre a Escola:
9.1 - Diagnóstico
9.1.1 - Físico;
9.1.2 - Administrativo e pedagógico;
9.1.3 - Gestão Escolar;
9.1.4 - Desempenho da Escola (índices de evasão, reprovação, distorção idade/série, resultados do IDEB, do SAEPE, etc.);
9.1.5 - Recursos (financeiros, materiais e humanos disponíveis);
9.1.6 - Realidade dos alunos, professores, servidores e comunidade;
9.1.7 - Estratégias de avaliação da organização do trabalho pedagógico;
9.2 - Fundamentação Teórica e Política
9.2.1 - Posicionamento político;
9.2.2 - Posicionamento pedagógico;
9.3 - Metodologia
9.3.1 - Dimensão Pedagógica;
9.3.2 - Dimensão Comunitária;
9.3.3 - Dimensão Administrativa;
9.4 - Estratégias
9.4.1 - Elencar necessidades ou problemas;
9.4.2 - Elencar as metas;
9.4.3 - Elencar os períodos;
9.4.4 - Elencar os responsáveis;
9.5 - Atualização/Monitoramento das Partes do PPP
9.5.1 - Fundamentação Teórica e Política: médio prazo (3 a 4 anos);
9.5.2 - Diagnóstico: anual ou semestral;
9.5.3 - Programação: anual ou semestral;
9.6 - Avaliação e reelaboração do PPP.

10) Qual a estrutura básica para sistematização do PPP?
10.1 - Capa com identificação da Unidade Escolar e do Coordenador Geral do PPP;
10.2 - Folha-de-rosto;
10.3 - Sumário;
10.4 - Justificativa;
10.5 - Metodologia;
10.6 - Fundamentação Teórica e Política;
10.7 - Objetivos Geral e Específicos;
10.8 - Estratégias (Plano de Trabalho);
10.9 - Avaliação;
10.10 - Cronograma;
10.11 - Recursos;
10.12 - Referências Bibliográficas;
10.13 - Anexos (incluir Folha de Aprovação do texto do PPP e da eleição do seu Coordenador Geral.

11) Referências Bibliográficas:

GADOT, Moacir. Projeto político-pedagógico da escola: fundamentos para a sua realização. São Paulo: Cortez, 1997.

GANDIN, Danilo. A prática do planejamento participativo na educação. Porto Alegre: Vozes, 1995.

OLIVEIRA, Beatriz Luz Lima & SILVA, Heliane Gomes da. Um caso de construção coletiva do projeto político-pedagógico. In: Gestão em Rede. Curitiba, n. 88, p. 13-21, set. 2008; Gestão em Rede. Curitiba, n. 89, p. 10-15, out. 2008.

VASCONCELOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad, 2000.

ZANINI, Simone Magalhães Wolff. O papel do projeto político-pedagógico na gestão democrática da escola. In: Gestão em Rede. Curitiba, n. 88, p. 13-21, set. 2008.


3 comentários:

  1. Eu estou amando esse blog. As informações são riquíssimas para nossa prática pedagógica

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  2. Muito pertinente esse blog o qual nos ajuda a enriquecer muito mais a nossa prática pedagógica através de troca de experiências. Parabenizo esse grande mestre em educação, o Professor Emilson Martiniano, que com sua competência mostra a sua preocupação com o ensino de qualidade que o nosso país deve proporcionar.Parabéns!

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  3. É muito interessante saber como deve ser o funcionamento pedagógico/administrativo de uma escola. Esse blog esclarece bem essa ideologia

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