O Projeto da Base Curricular Comum de Pernambuco (BCC/PE), iniciado em 2004, foi proposto pela UNDIME/PE, e foi elaborado, conjuntamente, por várias instituições educacionais do Estado de Pernambuco:
- UNDIME/PE - União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco;
- SEDUC/PE - Secretaria de Educação de Pernambuco;
- CEE/PE - Conselho Estadual de Educação de Pernambuco;
- AMUPE - Associação Municipalista de Pernambuco;
- CNTE/PE - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco.
A elaboração da BCC/PE foi resultado de um processo democrático e participativo sob a responsabilidade de gestores das Redes Municipais e Estadual, através da Coordenação do Projeto e das Comissões de Elaboradores, compostas por:
- Assessores de Universidades e
- Professores Especialistas em Avaliação Educacional em Língua Portuguesa e Matemática.
Em 2007, foi realizado um Seminário de Atualização incorporando orientações sobre a legislação referente ao Ensino Fundamental incluindo a criança de 6 anos de idade nesse nível de ensino.
OBJETIVOS DA BCC/PE:
Contribuir e orientar os sistemas de ensino na formação e atuação dos professores da Educação Básica e servir como referencial à avaliação do desempenho dos alunos através do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE).
ESTRATÉGIAS DA BCC/PE:
O documento deve ser conhecido e debatido numa visão coletiva, de forma compartilhada, crítica e transformadora por todos os segmentos sociais da escola.
Essa contribuição deve ser transformada em Cadernos de Complementação Curricular nas áreas específicas do conhecimento. Por isso, a BCC/PE não se constitui num texto definitivo e acabado; ela propõe ser um referencial de aprofundamento da prática pedagógica, uma proposta curricular, moldada por recortes teórico-metodológicos para o contingente de professores que exerce o magistério nas Redes Municipais e Estadual de Pernambuco, que é o interlocutor principal do referido documento. Um detalhe é que a BCC/PE, inicialmente, está contemplando apenas duas áreas do conhecimento: Língua Portuguesa e Matemática.
OBSERVAÇÕES ESPECÍFICAS:
OBS. 1 - Por tentar convergir diferentes realidades e concepções, a formulação de uma base curricular comum é um processo muito complexo.
Uma clara e imprescindível ampliação deverá incluir as demais áreas do conhecimento que fazem parte do sistema escolar.
Esse processo inicial responde a demandas específicas, que têm reivindicado uma maior participação da escola na formação para o uso social da linguagem e dos saberes matemáticos. No entanto, impõe-se o prosseguimento de ações que permitam incorporar à BCC/PE as demais áreas do currículo da Educação Básica.
OBS. 2 - Outra ampliação diz respeito à intenção de serem contempladas pela BCC/PE também a etapa da Educação Infantil e da modalidade da Educação de Jovens e Adultos.
PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA BCC/PE
- Na elaboração da BCC/PE, a discussão deve focalizar, de início, o paradigma fundamental da proposta com três eixos principais:
- a Solidariedade;
- o Vínculo social, e
- a Cidadania.
- Nessa discussão, as diretrizes orientadoras da BCC/PE são:
- a Identidade;
- a Diversidade, e
- a Autonomia.
- A discussão obedece aos seguintes Eixos Metodológicos Mobilizadores dos saberes:
- Ensino e aprendizagem;
- Competências;
- Interdisciplinaridade, e
- Contextualização.
- E também aos Eixos Orientadores da Organização Escolar:
- Flexibilidade e
- Avaliação.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BASE CURRICULAR COMUM PARA AS REDES PÚBLICAS DE ENSINO DE PERNAMBUCO: língua portuguesa. Recife: Secretaria de Educação, 2008. 110p.
BASE CURRICULAR COMUM PARA AS REDES PÚBLICAS DE ENSINO DE PERNAMBUCO: matemática. Recife: Secretaria de Educação, 2008. 134p.
Esse Professor Emilson é "O Cara". Eu sempre quis compreender esse aspecto pedagógico da educação e nunca tive as orientações devidas. Só assumindo sala de aula e sem saber os critérios que são estabelecidos na Gestão Pedagógica/Administrativa da Escola. Valeu, Prof. Emilson. Seu blog é mesmo uma solução pedagógica.
ResponderExcluirMuito obrigada,esse resumo me ajudou bastante na contrução do meu aprendizado e esta ajudando várias pessoas neste momento... Walquiria P.Barbosa. Vitória de Santo Antão-PE.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGostei muito deste trabalho,professor!!
ResponderExcluirTrabalho excelente. Vai nos ajudar em nosso seminário a ser apresentado na UPE, na disciplina de Pratica III. Obrigado.
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