Com a Palavra, o Prof. Emilson Martiniano, Coordenador-Geral (Coordenação Pedagógica e Institucional) do Paradigma Colégio e Curso, Idealizador, Planejador, Organizador e Ministrante desta Formação. E assim ele diz:
A TEMPORADA ESCOLAR 2021.2 está chegando... E será que estamos preparados para desafios nunca experimentados? (Rsrsrs)
O que já aprendemos no decorrer da nossa Vida e da nossa Formação Humana e Profissional? O que tivemos que desaprender para reaprender?
Pois é! É esse o nosso Novo Tempo!
É tempo, portanto, de mais uma preparação, e enquanto a Direção Escolar vai preparando a Escola para a retomada das aulas no âmbito administrativo, (re)estruturando seus ambientes, providenciando recursos, sobretudo materiais e humanos, para o funcionamento escolar sob uma logística totalmente nova e cautelosa, gerenciando todos esses aspectos administrativos (que são de COMPETÊNCIA EXCLUSIVA de DIREÇÃO ESCOLAR - todo o CAMPO ADMINISTRATIVO), vamos planejando a retomada das aulas no âmbito pedagógico, pois é hora de acolhermos mais uma vez os professores, em ambiente agradável e que seja, de fato, acolhedor para possibilitarmo-nos com eles momentos de estudos e de formação significativos (o que é de COMPETÊNCIA EXCLUSIVA de COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA - todo o CAMPO PEDAGÓGICO) para, a partir dessas experiências e compartilhamento de ideias, prepararmos o acolhimento também da comunidade escolar e, de forma especial, os Alunos, sempre sob a perspectiva de DESFAZERMO-NOS de alguma coisa do que já nos fizemos outrora, porém NÃO para nos REFAZERMOS (não se trata disso, como alguns, muitas vezes, dizem e fazem, pois isso seria desfazer para fazer outra vez a mesma coisa - Que cruel!), mas para nos REFORMARMOS sobre o alicerce no qual estruturamos o nosso edifício que resistiu às chuvas, aos ventos e aos temporais da vida... mas que, não abandonando sua tradição, visto se resistiu ao tempo, é a prova de que foi muito bem estruturado, uma reforma que melhore as suas condições estruturais para atender às demandas contemporâneas se fará sempre necessária, útil e bem-vinda (quando nos permitimos isso).
Trata-se, portanto, de estarmos sempre prontos para enfrentar O NOVO... Esse novo que tantos resistem, impressionantemente, vivendo o passado e revivendo no presente mais uma vez o mesmo passado que já se viveu, apenas envelhecendo (o passado envelhece) e nunca se transformando para o seu próprio renascimento (o começar uma nova vida).
Mas é tempo de futuro... ainda que vivendo no presente!
É tempo de enxergarmos os novos horizontes, os novos paradigmas, que por não nos abrirmos para eles, nos são impostos pelo próprio tempo e circunstâncias (e parece-nos agora, também por força da própria natureza e de fatores biológicos - vírus são considerados seres vivos por muitos pesquisadores) forçando-nos recepcioná-los a qualquer custo.
Por exemplo, particularmente, eu sempre acreditei na Educação a Distância (EaD), embora, até então, a maioria da sociedade lhe resistiu e lhe estigmatizou. Quem diria que ela ganharia tamanha força como nos últimos meses? E por meio dela (Convenhamos!), todos puderam ver e constatar que, de fato, de forma remota, também se ensina e se aprende, e com sucesso, desde que, em cada um haja abertura para ela e dedicação.
Pois é! Unamos o “Velho” do passado ao “Novo” do presente, e nos renovemos para os vindouros dias! Afinal, em cada passado e presente nosso é sempre o que temos diante de nós e de nossos olhos: O FUTURO, para o qual precisamos estar prontos!
Com o tema "As Desaprendizagens essenciais ao Novo Professor para um Novo Aprender e Ensinar", diante de um cenário que se apresentou tão conturbado não só no que diz respeito à Saúde Física, sobretudo das condições anatômicas e fisiológicas das pessoas frente a uma pandemia mundial tão devastadora, mas também no que diz respeito à Educação, a como lidar com os Processos de Ensino e de Aprendizagem neste tempo, como estruturar novos materiais, novas estratégias, nova didática para, em meio a tudo, lidar e cuidar também da Saúde Emocional de todos, hoje apavorados com a realidade atual, estejamos prontos para aprender a desaprender para aprender o que temos para a partir de agora.
Recebam o Nosso Abraço! Sintam-se acolhidos! Cuidemos uns dos outros e façamos um Novo Futuro, traçando uma Nova Rota!
Prof. Esp. Emilson Martiniano
Coordenador Pedagógico
Planejado o Evento para os dias 29 e 30 de Julho de 2021 (Das 13h às 17h), participaram do Evento os Professores abaixo relacionados, respeitado o que dispõe a Lei Nº 9.394/1996, bem como o Decreto Nº 5.154/2004, alterado pelo Decreto nº 8.268/2014, no que tange à exigência do cumprimento do percentual mínimo de 75% de Frequência como condição para Certificação:
• Adilson Tavares da Silva – Frequência: 100%
• Aline Barreto de Oliveira – Frequência: 100%
• Alline Galdino de França – Frequência: 100%
• Ana Simone Bezerra de Moura – Frequência: 100%
• Bruno Henrique da Silva Menezes –
Frequência: 100%
• Edilene Maria Cardoso da Silva – Frequência: 100%
• Érica Regina Brito de Lima – Frequência: 100%
• Fernanda Almeida de Andrade – Frequência: 100%
• Gileade Carvalho da Silva – Frequência: 50% (2º dia)
• Jéssica Rayane de Carvalho Jucá Silva – Frequência: 100%
• Laiana Apolinário Carvalho – Frequência: 100%
• Maria Carla Lima da Silva – Frequência: 100%
• Maria de Fátima do Nascimento – Frequência: 100%
• Michelene Mendes Vidal – Frequência: 100%
• Mikelene Mendes Vidal – Frequência: 100%
• Vilmar Ramos da Silva – Frequência: 100%
O Evento promoveu momentos especiais de uma interatividade muito
acolhedora enquanto se conduzia uma exploração ímpar de muitos
conhecimentos necessários à Formação e Atuação Docente para uma prática
pedagógica mais eficaz e consciente na Escola e, em especial, na sala de
aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário